O Início
Acessem o fotocast FADOS, FATOS E FOTOS em http://www.adeliapedrosafadista.podbean.com
O novo podcast baseado em registro fotográficos, onde Adélia Pedrosa nos contará histórias do Fado no Brasil, e alguns momentos que viveu no exterior também.
O primeiro episódio já está no ar.
Esperamos que gostem e divulguem. Tem muita história a ser contada.
Nosso objetivo
Um sonho antigo... reunir todos os fadistas e músicos portugueses espalhados pelo mundo. Quem são eles? Quais suas histórias? A sua luta para sobreviver cantando Fado num país estrangeiro. Imigrantes que, além da saudade de seu país, enfrentam as dificuldades com o idioma. Viver de arte não é tarefa fácil, viver de Fado fora de Portugal menos ainda.
São heróis, corajosos, batalhadores, e acima de tudo, apaixonados por seu país, por sua cultura.
Pelo mundo afora eles estão. E aqui, humildemente, pedimos a colaboração das pessoas que amam esta canção da alma para apresentá-los ao público do mundo e de Portugal.
Espero que consigamos informações e material de todos, e que este projeto se concretize, sem deixar ninguém de fora por falta de informação.
É um projeto grande, muitas coisas devem ser informadas. Mas de alguma maneira tem que ser iniciado.
Por hora falaremos apenas de fadistas e músicos portugueses ativos. Depois, se isto funcionar, poderemos aprofundar mais e informar mais sobre a divulgação do fado nesses países, como por exemplo programas de rádio e Tv comandados por imigrantes para imigrantes. Há muito assunto. Precisamos é da ajuda do mundo. Será um projeto a várias mãos.
Não temos a pretensão de ser uma base de dados. Nosso intuito é apenas reunir de alguma maneira pessoas unidas pela saudade, pela arte e por essa canção que tanto fala sobre sentimento.
Precisamos muito da colaboração de todos e desde já a agradecemos e pedimos desculpas por qualquer falha.
E vamos começar nossa empreitada. Contamos com vocês.
ESCLARECIMENTO
O tema deste blog é a Imigração e o Fado, portanto trataremos aqui especialmente de artistas de Fado nascidos em Portugal e que vivem em outros países.
O Fado, como patrimônio da Humanidade, e como uma canção que é universal, é cantado mundo afora por centenas, senão milhares de artistas de diversas nacionalidades, e que também merecem todo o nosso respeito, gratidão e reconhecimento. No entanto, e felizmente, o número de artistas não portugueses que divulgam o Fado é tão imenso que no momento não nos seria possível falar de todos sem cometer injustiças.
Assim, nos ateremos ao tema a que o blog se propõe, a Imigração e o Fado, e fica aqui a idéia e o projeto de se criar um blog para falar desses nossos irmãos que nos ajudam a enriquecer e espalhar a cultura portuguesa no mundo todo.
A vocês o nosso respeito e gratidão.
----------------------------------------
“Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente e imortal,
Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória, ó Pátria,
Sente-se a voz dos teus egrégios avós,
Que hão de guiar-te à vitória!..."
Nação valente e imortal,
Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória, ó Pátria,
Sente-se a voz dos teus egrégios avós,
Que hão de guiar-te à vitória!..."
----------------------------------------
![]() |
Participe do grupo Web Radio Portugal |
E-mail: |
Visitar este grupo |
13 de dez. de 2011
O Início
Assinar:
Postar comentários (Atom)
----------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário